Existe uma crise de valores nas sociedades actuais?
Quando se fala em crise de valores recorremos, aparentemente, a um lugar comum. Temos a sensação de que a crise é antiga, porque se ouve falar nela há muito tempo.
Se estamos em permanente crise de valores, isso deve-se a uma rápida mutação nos sistemas sociais, profissionais e de referências que obrigam a reflectir constantemente sobre os valores fundamentais. Para Aires Almeida e Desidério Murcho, que falam neste programa sobre a crise de valores, é a constante e rápida mudança nas sociedades, que impõe um desequilibro na percepção do que são os seus valores.
Quando determinados valores são interiorizados, outros aparecem e dá-se a sensação de que se instala uma crise. Por ser necessário aprender as novidades, as pessoas sentem desconforto mas, o segredo está na forma como a mudança é interpretada:
Se uma perspectiva pessimista a interpreta como crise, uma visão otimista mostrará que na verdade ocorre antes uma renovação.
Janelas da Filosofia é uma rubrica da Antena 2 baseada no livro com o mesmo nome, de Desidério Murcho e Aires Almeida (Gradiva 2014). Os autores, que anteriormente tinham produzido manuais destinados aos 10.º e 11.º anos, falam sobre vários temas centrais da filosofia, como a ética, a liberdade, o sentido da vida ou o que é o conhecimento.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Janelas da Filosofia
- Tipologia: programa rádio
- Autoria: Ana Paula Ferreira
- Produção: Antena 2
- Ano: 2010
- Fotografia: reprodução da obra de Pedro Américo - Sócrates afastando Alcebíades dos braços do vício, 1861.