Pesquisar

Foi o Estado Novo um regime fascista?

Mesmo entre os historiadores não há consenso sobre se o Estado Novo foi um regime fascista ou não. Com o programa Memória Fotográfica tentamos, entre imagens da época, encontrar respostas para esta questão.

Em muitos aspectos, o Estado Novo tinha afinidades com outros governos fascistas da Europa, nomeadamente os de Hitler ou de Mussolini. Defendia ideias semelhantes, tinha organizações paramilitares, para adultos e jovens, uma polícia política e cultivava o culto à personalidade do líder.

Durante a fase inicial, os ritos da administração liderada por Oliveira Salazar estavam muito próximos dos promovidos pelos governos italiano ou alemão, mas após a II Guerra Mundial – e consequente queda daqueles regimes – assistiu-se a uma adaptação. Como classificar, então, o regime que durante várias décadas geriu o país? Uma pergunta difícil, sem resposta óbvia…

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento da imagem, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Fascismo
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui