Gago Coutinho, o Almirante com alma de tenente
Ensino:

Foi marinheiro, geógrafo, inventor, cientista, estudioso da arte da navegar e historiador ao longo de 90 anos de vida. Apesar desta multiplicidade de aptidões e de se ter destacado em diversas destas áreas nunca procurou honrarias e quando morreu exigiu ser sepultado em caixão de pinho apenas com o equipamento de campo de géografo.

Carlos Viegas Gago Coutinho ficou conhecido especialmente pela viagem que realizou ao Brasil com Sacadura Cabral, mas a sua atividade vai muito para lá deste viagem onde teve papel fundamental não na pilotagem, mas na navegação onde adaptou instrumentos existentes e criou outros que deram origem à navegação aérea tal como hoje a conhecemos.

Gago Coutinho, geógrafo e navegador
Veja Também

Gago Coutinho, geógrafo e navegador

Mais do que viagem foi a utilização dos instrumentos e que permitiram realizar a travessia com um apoio mínimo no mar que se revelaram o grande património deixado por esta aventura.

Sacadura, a alma por detrás da travessia, tinha conhecido Coutinho no princípio do século XX em Moçambique quando ambos ali realizavam trabalho de geógrafos, nomeadamente na definição de fronteiras da antiga colónia. Foi ainda Sacadura que levou Coutinho a voar pela primeira vez.

O interesse de Gago Coutinho por problemas geográficos eram há muito conhecidos e foi nessa qualidade que foi desafiado a participar no projeto da travessia do Atlântico por ar, que recebeu bastante apoio não só em Portugal, mas também no Brasil.

Navegar na história de uma travessia
Veja Também

Navegar na história de uma travessia

Um grande interessado nas questões da náutica Gago Coutinho ficou também conhecido por corrigir imensos erros que existiam na cartografia da sua época. Foi ainda um estudioso prático da navegação do período dos descobrimentos deixando também nessa área vários trabalhos de investigação.

Seria promovido a Almirante já muito perto do fim da vida, num reconhecimento da sua carreira e trabalho.

Uma travessia acidentada
Veja Também

Uma travessia acidentada

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Gago Coutinho, o Almirante com alma de tenente
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Vasco Trigo/ rui Nunes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009