Higiene, beleza e saúde: a segurança dos cosméticos

Todos os dias nos passam pela pele, cabelo e unhas, e é por isso que devemos saber escolher os produtos de cosmética. Não apenas pelas sua propriedades, mas porque há regras para o que devem conter, quanto tempo podem durar e quem os deve fiscalizar.

Cremes, champôs, gel de banho, pasta dentífrica e maquilhagem são produtos vendidos em lugares tão distintos como farmácias, supermercados ou online, por isso o consumidor deve estar sensibilizado para uma escolha e utilização informada.

A Direção Geral de Saúde (DGS) explica aqui o que são produtos cosméticos, como é garantida a sua qualidade e segurança em Portugal e na Europa. Clarifica quais as informações obrigatórias na rotulagem e recomenda que se evitem produtos que não cumpram os requisitos legais.

Nesta animação ficamos a compreender o importante papel que os diferentes intervenientes desempenham na garantia da segurança destes produtos, desde os operadores económicos, passando pelas autoridades nacionais e internacionais de fiscalização, até qualquer um dos nós, consumidores.

Como poupar água em casa?
Veja Também

Como poupar água em casa?

Mulher polícia especializada em desativação de explosivos
Veja Também

Mulher polícia especializada em desativação de explosivos

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Cosméticos - 2019
  • Tipologia: Vídeo institucional
  • Produção: Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde
  • Ano: 2019