Como poupar água em casa?
Ensino:

Tão essencial como o ar que respiramos, a água é um recurso que exige racionalidade económica e ecológica. Gastamos demais, enquanto 20 por cento da população mundial não tem acesso a água potável. O clima, em mudança, não augura um futuro de abundância, por isso há que mudar hábitos.

Estima-se que a pegada hídrica dos portugueses esteja substancialmente acima da média. Se juntarmos a este excesso as secas progressivas que se avizinham para o território nacional devido às alterações do clima, bem como uma maior necessidade deste bem insubstituível provocado pelo aumento da população mundial, a lógica de sobrevivência aconselha moderação no uso dos recursos hídricos.

A resposta está nas alterações das práticas agrícolas e industriais, mas também em cada um de nós, a começar dentro de casa. Uma simples equação: se pensarmos que saem da torneira dez litros de água por minuto, percebemos que um duche de dez minutos resulta num gasto de 100 litros –  o valor máximo diário de utilização que as Nações Unidas recomendam para cada pessoa.

Água, uma fonte de desequilíbrios
Veja Também

Água, uma fonte de desequilíbrios

Torneiras mais eficientes, bem como redutores de caudal, são excelentes opções de poupança. Há também que desfazer o equívoco da loiça: sim, a máquina, sempre cheia, gasta menos de metade do que a lavagem manual. E coletores de água da chuva? Bons para regas, lavagens e piscinas. E que água devemos beber? Em Portugal, a água da torneira é potável. Se quisermos retirar-lhe o cloro e outros aditivos, o carvão vegetal ativado ganha como filtro, em custo e eficácia. Agora que já sabe como, toca a poupar!

Gerir a escassez de água
Veja Também

Gerir a escassez de água

Como poupar energia em casa?
Veja Também

Como poupar energia em casa?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera - Como Poupar Água e Energia em Casa, Temporada 19 - Ep. 7
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Autoria: Sílvia Camarinha / Carlos Oliveira / Sofia Miranda / Joana Tato Borges
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2021