Como poupar energia em casa?
Ensino:

Como viveríamos se a energia falhasse durante vários dias seguidos? Um bem precioso à nossa sobrevivência e estilo de vida. Há que saber usá-lo com inteligência e racionalidade. Pequenas opções podem revelar-se grandes soluções para ajudar nas contas da casa.

Da escolha dos cortinados, ao standby dos eletrodomésticos, a DECO (Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor) apresenta várias opções que ajudam a uma maior poupança de energia em casa – nalguns casos 50 por cento menos de custos -, bem como a tornar as habitações mais confortáveis.

Les veilleurs
Veja Também

Les veilleurs

A pobreza energética em Portugal é uma dura realidade sem soluções a curto prazo. Mais de 20 por cento da população diz não aceder à energia de que precisa e, apesar de ser um país com clima temperado, ainda se morre de frio, sobretudo nas zonas rurais e entre a população mais idosa.

Do que falamos, afinal, quando usamos a expressão “pobreza energética”? Sobretudo da incapacidade para pagar conformo térmico. Indicadores complementares que ajudam a medir este problema relacionam-se com práticas sociais e pouca eficiência dos equipamentos e dos eletrodomésticos, entre outros.

Mas o grande problema está, principalmente, nas próprias construções. Além de quentes, no verão, e frias, no inverno, as casas portuguesas são também deficitárias no que diz respeito à humidade. Assim resulta que Portugal está nos últimos lugares da tabela do Índice de Pobreza Energética Doméstica Europeia, com 70 por cento das habitações nas classes menos eficientes.

A Filosofia dos Ecobairros
Veja Também

A Filosofia dos Ecobairros

Les surchauffés
Veja Também

Les surchauffés

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera - Como Poupar Água e Energia em Casa, Temporada 19 - Ep. 7
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Autoria: Sílvia Camarinha / Carlos Oliveira / Sofia Miranda / Joana Tato Borges
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2021