Das abelhas ao mel, o ofício

Portugal produz todos os anos cerca de 15 mil toneladas de mel e exporta a esmagadora maioria. Este produto natural é um alimento de grande valor nutricional a que se dedicam mais de 10 mil apicultores. Em Odemira, acompanhamos o apicultor Francisco Cortes.

Há quem diga que é um trabalho simbiótico e divino entre o homem e a natureza. As abelhas produzem, o homem recolhe. Mas não é apenas a estes dois passos que se restringe o ofício. A apicultura é uma arte que reside no profundo respeito por um cerimonial ancestral, já que o mel entra na história de antigas civilizações.

Os insetos, a caminho da extinção
Veja Também

Os insetos, a caminho da extinção

Francisco Cortes herdou do pai e do avô o gosto pelas abelhas e revela algumas peculiaridades desta relação que é económica, mas também uma paixão. Na reportagem, acompanhamos como se gerem as colmeias, como se maneja um fumigador, os cuidados que é preciso ter nesta profissão.

Além do mel – nas suas múltiplas variedades que resultam de diferentes flores – , as abelhas dão-nos própolis, cera, geleia real e vários outros produtos derivados, além de veneno. Incontestável é o seu papel na regulação dos ecossistemas, já que estamos perante um dos insetos mais capazes no processo de polinização.

Morcegos, os guardiões noturnos
Veja Também

Morcegos, os guardiões noturnos

Espaço Schengen, pela Europa sem fronteiras
Veja Também

Espaço Schengen, pela Europa sem fronteiras

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Entre o Mar e a Terra - Temporada 2, episódio 3
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Zerkalo
  • Ano: 2024