Os insetos, a caminho da extinção

As abelhas e as borboletas são as espécies mais ameaçadas, mas os especialistas alertam para o desaparecimento generalizado dos insetos, animais essenciais para o desenvolvimento das plantas e, em consequência, para o equilíbrio ambiental do planeta.

Na Quinta da Cholda, perto da Golegã, existem longas faixas de terreno junto às áreas cultivados que têm apenas ervas, flores silvestres e arbustos. É uma forma de incentivar insetos e aves a aproximarem-se das culturas, ajudando ao seu desenvolvimento.

Porque é que as abelhas são importantes para os ecossistemas?
Veja Também

Porque é que as abelhas são importantes para os ecossistemas?

Para os responsáveis por aquele espaço, trata-se de apostar na gestão equilibrada da paisagem e, em simultâneo, potenciar as culturas, até porque quase 80 por cento das plantas com flor e 60 por cento das agrícolas necessitam de insetos polinizadores para se desenvolverem. Com este tipo de aposta ganham-se novos trabalhadores, pequenos e muito aplicados, garantem os proprietários da quinta.

Foi também com o objetivo de criar uma espécie de santuário para insetos, que a Junta de Freguesia dos Olivais, em Lisboa, desenvolveu numa rotunda da cidade, aquilo que a chamou um Hotel para estes pequenos animais. Desta forma, aposta-se no seu desenvolvimento, na sua alimentação, e tenta-se evitar a propagação de pragas que atingem o tecido urbano.

Está aberto o hotel para insetos
Veja Também

Está aberto o hotel para insetos

Estas são algumas das fórmulas que estão a ser utilizadas pelos especialistas para ajudar as populações, na tentativa de contrariar o que muitos já chamam de apocalipse dos insetos, um desaparecimento que estará em aceleração e que teria consequências gravíssimas para o equilíbrio do planeta.

Nesta reportagem, pode ouvir declarações de João Coimbra, da Quinta da Cholda, na Golegã; Sílvia Castro e Hugo Gaspar, investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra; Júlio Duarte, produtor de cereja; Felisbela Campos, responsável Assuntos Corporativos da Syngenta; Rui Simão, chefe de Manutenção de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa.

Porque é que as abelhas são muito importantes?
Veja Também

Porque é que as abelhas são muito importantes?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Polinizadores: Apocalipse de insetos
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Daniela Santiago /Paulo Brás/ Manuel dos Santos/ Samuel Freire
  • Produção: RTP
  • Ano: 2023