Pesquisar

A Filosofia dos Ecobairros

Na perspectiva das cidades do futuro, e tendo na agenda um urbanismo verde, assim vão surgindo por várias capitais europeias os ecobairros. Em Estocolmo, na Suécia, a ideia tomou forma ainda no século XX e ganha cada vez mais variantes em prol da poupança de energia e da sustentabilidade da vida nas grandes cidades.

Estocolmo foi, em 2010, a primeira cidade a ser distinguida como capital verde europeia. Desde então os novos bairros da capital sueca apresentam soluções inovadoras para poupar energia, tratar os resíduos de forma eficaz e valorizar os espaços verdes.

Os chamados ecobairros têm requisitos obrigatórios como painéis solares em todos os edifícios, lugares de estacionamento e triagem do lixo para um sistema de vácuo subterrâneo, entre outros atributos amigos do ambiente.

Os construtores são obrigados a uma série de requisitos específicos em termos energéticos e muitos edifícios são erguidos em terrenos já antes utilizados. A cidade reaproveita-se, poupando-se. Os ecobairros têm também em conta a integração social e intergeracional.

Ficha Técnica

  • Título: De Lisboa a Estocolmo - episódio 4
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Autoria: Rebecca Abecassis / Tiago Passos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2021

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui