Masdar City
A Cidade do Futuro
Ensino:

Masdar é conhecida como a cidade do futuro. Foi construída de raiz em pleno deserto e prima pela sustentabilidade. É uma espécie de laboratório de ecomobilidade, com veículos elétricos sem condutor e corredores naturais de arrefecimento entre os edifícios. Tem como meta tornar-se uma cidade descarbonizada.

Pioneira em sustentabilidade, a cidade de Masdar é, em simultâneo, um centro de pesquisa e desenvolvimento e um cluster de tecnologias limpas. Líder em inovações para uma vida urbana mais verde e de crescimento suportável, o objetivo final é atingir o nível zero de dióxido de carbono (CO2).

Novo clima: uma questão de recursos e de consciência
Veja Também

Novo clima: uma questão de recursos e de consciência

As ruas foram desenhadas de forma a ajudar a captar o vento para que a temperatura possa baixar até 10 graus celsius com a ajuda de espaços verdes e fontes junto aos prédios. Painéis fotovoltaicos, instalados nos telhados dos edifícios, captam a luz solar, quase permanente, para a produção elétrica.

Nesta cidade, nos Emirados Árabes Unidos, há corredores magnéticos sob os edifícios onde circulam veículos que pretendem ser um modelo do transporte do futuro – com o intimismo de um carro, mas público e sem condutor. Veículos elétricos, tal como os que circulam à superfície.

De bicicleta pelo Danúbio
Veja Também

De bicicleta pelo Danúbio

Cultivar nos telhados das cidades. Utopia ou futuro?
Veja Também

Cultivar nos telhados das cidades. Utopia ou futuro?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Masdar City Cidade do Futuro
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Lavínia Leal / António Antunes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019