Pesquisar

De bicicleta pelo Danúbio

É o Danúbio, fronteira natural de dez países europeus, que faz também a ligação regional entre dez cidades através de um projeto de mobilidade que pretende ser um exemplo em formas mais sustentáveis de mobilidade e ao mesmo tempo amigas do ambiente. CityWalk é uma ideia reconhecida como vencedora pela União Europeia e por isso financiada pelo fundo de apoio às regiões.

O projeto apoia várias cidades na região do Danúbio a reduzirem as emissões de carbono e de ruído e a tornarem-se mais seguras,  melhores lugares para se viver. Tudo isto devido à alteração para formas mais sustentáveis ​​de mobilidade, como andar de bicicleta e mesmo promover o caminhar. Para que tal seja possível, o foco principal, além da consciencialização das populações, é o melhoramento das condições de transitabilidade.

O aumento das emissões de gases de efeito estufa e dos congestionamentos são efeitos negativos da urbanização, resultantes de sistemas de transporte que têm vindo a revelar-se não só ineficazes, como insustentáveis. Um dos grandes desafios das cidades é, assim, melhorar os meios de transporte e as acessibilidades, ao mesmo tempo tentando não agredir o ambiente.

Na atribuição de fundos europeus para apoios às regiões, o CityWalk foi reconhecido precisamente por promover esses objetivos: melhor mobilidade urbana e, em simultâneo, apoiar a redução de emissões de gases nocivos e dos níveis de ruído. Com créditos já alcançados, conseguiu também aumentar a segurança rodoviária e contribuir para uma população mais saudável nas cidades onde está a ser aplicado.

Ficha Técnica

  • Título: De Lisboa a Estocolmo - ep. 2
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Raquel Morão Lopes / Pedro Pena
  • Produção: RTP
  • Ano: 2021

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui