História da estação de comboios de Santa Apolónia

A Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, foi inaugurada a 1 de maio de 1865, no reinado de D. Luís I. Ao longo de mais de 150 anos passaram por aquele local milhões de passageiros e ali aconteceram importantes momentos históricos.

É uma das mais antigas estações de comboios do país e foi ponto de passagem para milhões de emigrantes que nos anos sessenta e setenta chegavam e partiam para França ou Alemanha em busca de uma vida melhor. Esta imagem tornou-se de tal forma icónica que, junto ao edifício, foi construído um monumento para lembrar esses anos.

No interior da estação pode também ver-se uma placa que recorda outro importante momento da história do país: A chegada, da cidade do Porto, do general Humberto Delgado. Em 1958, durante a campanha eleitoral para as presidenciais, 0 “General Sem Medo” foi recebido em apoteose no Porto e, no seu regresso a Lisboa, era esperado por milhares de pessoas. A cercar a multidão estavam também forças policiais que tentaram terminar a manifestação.

Santa Apolónia perdeu importância após a inauguração da estação do Oriente, mas continuam a passar por ali centenas de milhares de pessoas por ano.

Museu da Grande Casa em Freixo de Numão
Veja Também

Museu da Grande Casa em Freixo de Numão

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Retrospetiva histórica sobre a Estação de Santa Apolónia
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Cristina Liz
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015