Jornal do Fundão: O Sonho e as Causas
Um documentário que nos leva até à experiência do leitor do Jornal do Fundão, numa viagem pelo jornalismo de causas. Recriação das principais crónicas e reportagens do jornal e declarações de figuras relevantes do jornalismo e da história deste periódico - um farol na luta pela liberdade de imprensa em Portugal.
É este semanário de uma pequena localidade da Beira Interior que vai conseguir cativar alguns dos maiores intelectuais da Língua Portuguesa. José Saramago, Carlos Drummond de Andrade, José Cardoso Pires, Mário Cesariny, Eugénio de Andrade, Alves Redol, Ruy Belo, Ana Hatherly, entre outros, escreveram para o Jornal do Fundão, ao qual reconheciam a intenção clara de abordar temas sensíveis e de dar espaço a opiniões divergentes, mesmo sob risco de represálias.
Fundado em 1946, por António Paulouro, numa época em que Portugal vivia sob o regime autoritário do Estado Novo, é a partir do interior de Portugal que rapidamente se torna um símbolo de resistência e de coragem ao oferecer uma voz alternativa num contexto de censura e repressão. A família Paulouro desempenhou um papel fundamental na criação e manutenção do jornal ao longo de décadas, sempre pautado pelos valores da liberdade e da justiça social.
Reportagens e artigos de opinião sobre questões sociais e culturais delicadas e críticas das políticas que afetavam a região e o país foram sempre a imagem de marca do periódico. O Jornal do Fundão denunciou injustiças, apoiou movimentos de trabalhadores e defendeu a educação e o progresso social. A sua abordagem editorial fez com que se tornasse uma referência da informação independente. O documentário é um tributo à história do jornal e da família que o fez crescer, lembrando-nos a importância de uma imprensa livre.
Ficha Técnica
- Título: Jornal do Fundão: O Sonho e as Causas
- Tipologia: Documentário
- Autoria: Miguel Costa
- Produção: Miguel Costa p/a RTP
- Ano: 2021