Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
L’Equipe
Ensino:

"L'Équipe" é o título do mais importante jornal diário francês dedicado ao desporto, uma bela alusão que presta homenagem antes de mais nada ao acrácter coletivo destas atividades: mais que ganhar, o importante é jogar juntos.

Esta palavra, equipa, tem sido um sucesso no léxico desportivo desde 1890, para designar um grupo de jogadores que irão ganhar ou perder em conjunto. Claro que o termo existia antes: originalmente designava um grupo de barcos que navegavam juntos. É da mesma família que “ship”, termo do inglês antigo para navio.

O termo entra no mundo do trabalho e alude à ideia de várias pessoas fazerem a mesma tarefa, sem destacar especialidades, sem deixar claro quem está no comando e quem obedece: é disso que se trata o “espírito de equipa”, não se colocar em primeiro lugar e privilegiar o interesse de todos.

É possível adaptar o termo a todas as situações: diz-se “equipa noturna” numa fábrica, e  “equipa governativa” nomeada pelo primeiro-ministro.

Alguns contextos preferem uma palavra mais precisa: falamos de uma tripulação (“equipage”), por exemplo, quando nos referimos ao pessoal que é responsável por um meio de transporte, num barco ou num avião.

Depois, consolidou-se a ideia de solidariedade e de amizade e é com este significado que a palavra tem sido exportada para o estrangeiro, especialmente em português, em que se refere à ação conjunta e à colaboração.

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Equipe
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017