Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Os conectados: desafio para repensar os consumos!
Les connectés
Ensino:

Ei, lembra-se “da nuvem”, a nuvem digital! As fotos que descarrega, os filmes, os seus e-mails, as suas pesquisas na Internet, o trabalho das empresas, como acha que lhe chegam até si? Quem se importa, é tudo virtual, não é?! Ah, sim? E os 45 milhões de centros de processamento em todo o mundo, alimentam-me 24 horas por dia, têm ar condicionado e já produzem tanto CO2 como o transporte aéreo! Vamos repensar as utilizações digitais, sem grandes servidores, sem smartphones ou tablets! Utilizar menos largura de banda e armazenamento não é assim tão complicado:

– limite o número de destinatários dos seus e-mails e não envie ficheiros grandes sem pensar duas vezes,

– Preferir “favoritos” ou “favoritos” aos motores de busca,

– quando não estão a ser utilizados, desactivar as funções WiFi, Bluetooth e GPS e utilizar as redes sociais com parcimónia, uma vez que requerem que os nossos dispositivos estejam constantemente ligados.

Clássicos a não esquecer! Um lembrete das medidas básicas de poupança de energia para o seu computador: desligue-o se não o estiver a utilizar, desligue o seu ecrã e defina o modo de hibernação para longas pausas.

Les veilleurs
Veja Também

Les veilleurs

Energívoros é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que aborda a educação em gestão de energia para todos os públicos, com humor. Uma oportunidade para aprender em francês!

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Les énergivores - les connectés
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Produção: SCÉRÉN - CRDP de l´académie de Besançon 2012
  • Ano: 2012