O Portugal de Miguel Torga
Ensino:

Miguel Torga é o nome literário de Adolfo Correia da Rocha. Tirou o curso de Medicina, publicou mais de 50 obras e chegou a ser apontado ao Nobel da Literatura.

Miguel Torga conhecia Portugal de norte a sul, amava a natureza das suas terras, tinha absoluta devoção à pátria, sofria e desiludia-se com os portugueses que viviam agarrados às glórias do passado.

O documentário “Miguel Torga, o meu Portugal” conduz-nos numa viagem pelo país e pela identidade portuguesa a partir dos textos do escritor, sobretudo da produção em prosa que integra a coletânea “Portugal”,  de 1950.

O próprio Torga é o narrador exclusivo do documentário, a sua voz é aqui substituída pela do ator Sinde Filipe, enquanto a recriação “visual”  é assegurada pelo também ator José Pinto .

Esta viagem é enquadrada por diversos depoimentos, com destaque para Eduardo Lourenço e António Barreto. Embora de diferentes gerações, estes relevantes investigadores sociais e pensadores portugueses privaram com Miguel Torga, de quem foram amigos, pelo que disponibilizam uma análise exclusiva e privilegiada do pensamento e da visão peculiar de Torga sobre a realidade portuguesa.

Miguel Torga, a força da terra
Veja Também

Miguel Torga, a força da terra

“Bichos”: a arca de Noé de Miguel Torga
Veja Também

“Bichos”: a arca de Noé de Miguel Torga

O Rio Douro
Veja Também

O Rio Douro

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Miguel Torga, O Meu Portugal
  • Tipologia: Documentário
  • Produção: Ideias e Conteúdos
  • Ano: 2007