Pesquisar

Moses Amzalak, líder da comunidade israelita de Lisboa durante a II Guerra Mundial

Moses Bensabat Amzalak foi académico, economista, empresário e líder da comunidade israelita de Lisboa no complicado período da II Guerra Mundial. É apontado como um dos homens a quem Salazar agradeceu a ascensão na política.

Nascido em Lisboa, a 4 de outubro de 1892, teve um longa carreira académica enquanto professor na área da economia do antigo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, onde desempenhou várias funções.

Com um grupo de professores fundou o referido instituto (que daria origem ao atual ISEG) e chegou a  reitor da Universidade Técnica. Foi ainda autor de cerca de 300 publicações de diversos âmbitos e que vão para além da economia.

Admirador de Salazar, Amzalak é considerado como uma das pessoas responsáveis pelo seu lançamento no mundo da política. Foi ainda administrador do jornal “O Século”, publicação vista como defensora da ascensão de Hitler, razão para ter sido condecorado pelos nazis.

Já durante a guerra, enquanto líder da comunidade israelita, colaborou no apoio aos refugiados que chegavam a Lisboa, nomeadamente através da cozinha económica e do Hospital Israelita, que asseguraram serviços gratuitos aos mais necessitados.  Conseguiu também a  concordância de Salazar para que Portugal recebesse as agências estrangeiras de apoio aos refugiados judeus em fuga da Europa.

Este episódio integra a série documental “À Porta da História”  que traz para o domínio do público portugueses que se destacaram no seu tempo e, através das suas ações ou obras, conquistaram um lugar na galeria dos notáveis. Pouco recordados nas efemérides, nas comemorações, nos manuais escolares ou nas páginas de jornais são, no entanto, personalidades com percursos inesperados e que por acasos do destino, ficaram numa zona obscura do mediatismo histórico.

Ficha Técnica

  • Título: À porta da História - Moses Bensabat Azmalak
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Pandora da Cunha Teles e Jorge Paixão da Costa
  • Produção: Ukbar Filmes/ RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui