Pesquisar

Museu da Grande Casa em Freixo de Numão

Arqueologia, história, etnografia regional e local constituem elementos centrais do Museu da Casa Grande, na freguesia de Freixo de Numão, no concelho de Vila Nova de Foz Coa. Este espaço integra um conjunto de polos onde se inserem as Ruínas do Prazo, vestígios de uma grande villa romana também conhecido como o Machu Picchu português, e o Castelo Velho, um recinto do Calcolítico que ainda intriga os investigadores.

O Museu da Casa Grande foi instalado pela Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão que adquiriu o Solar da Casa Grande em 1983. Trata-se de um palácio barroco, exemplo da arquitetura oitocentista, onde estão expostas as peças etnográficas e arqueológicas encontradas ou doadas pela população local ao longo dos anos.

Durante as obras de recuperação do edifício foram encontrados níveis de ocupação romanos, medievais e modernos, mas uma importante parte do espólio arqueológico exposto tem origem nas campanhas realizadas na área das ruínas do Prazo. É nesse local que a presença romana é mais explícita, e onde também existem vestígios pré-históricos – do paleolítico ao neolítico -, paleo-cristãos e medievais.

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem por todo o país, mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.

  • Temas: História
  • Ensino: 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Museu da Grande Casa
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui