Pesquisar

Museu da Música Portuguesa, em Cascais

Guitarras portuguesas, flautas, instrumentos tradicionais de fácil identificação, bizarros ou únicos, fazem parte da importante coleção que se pode visitar no Museu da Música Portuguesa, localizado na Casa Verdades de Faria, em Cascais.

A maioria dos instrumentos da coleção foram reunidos por Michel Giacometti durante a recolha de música tradicional que realizou pelo país entre os anos 60 e 80 do século passado. A sua biblioteca, parte importante da documentação, fotografias e recolhas podem ser encontrados entre o espólio do museu.

Também a herança artística do maestro Fernando Lopes-Graça pode ali ser encontrada, nomeadamente a biblioteca, correspondência, fotografias e também as partituras de várias das suas obras. Um importante contributo para perceber como o músico fazia o seu trabalho e como as diversas versões evoluíam.

A vivenda onde o museu está instalado, no Monte Estoril, foi mandada construir, em 1918, por Jorge O’Neil – membro da casa real da Escócia – e desenhada por Raul Lino.

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem por todo o país, mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.

Ficha Técnica

  • Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Museu da Música portuguesa
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui