Museu Geológico em Lisboa

No Museu Geológico podemos encontrar fósseis de crocodilos, hipopótamos ou rinocerontes que viveram há milhões de anos num território que era então um vasto pântano. Hoje a mesma zona é Lisboa, cidade onde este espaço - que mantém as características do período em que foi inaugurado - está instalado.

Entre as mais de 4000 peças em exibição existem também amonites gigantes, que eram moluscos e se encontram extintos, ossos de dinossauros, ossadas humanas pré-históricas e objectos produzidos nesse período. O espólio conta ainda com os vestígios de um dos mais antigos cães domesticados da Península Ibérica.

Processos de fossilização
Veja Também

Processos de fossilização

O museu está situado no antigo Convento de Jesus, em Lisboa, local onde funcionou, a partir de 1859, a Comissão Geológica do Reino. Foi a necessidade de tornar públicos os materiais reunidos por este organismo e por outras instituições que lhe sucederam que levaram à sua criação e instalação.

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem, por todo o país e pelas regiões autónomas mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.

Carta geológica de Portugal
Veja Também

Carta geológica de Portugal

Quem eram os “retornados”?
Veja Também

Quem eram os “retornados”?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Museu Geológico
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020