Conteúdo cedido por : Comité Olímpico de Portugal

Natação: a técnica de bruços

Bruços é um dos quatro estilos ou técnicas de nado que integram a natação. Esta modalidade faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição realizada em Atenas, em 1896. As provas de bruços masculinas começaram a ser disputadas nos Jogos Olímpicos a partir da edição de St. Louis, em 1904, e as femininas a partir de 1924.

No estilo bruços, o corpo deve permanecer completamente alongado de barriga para baixo e os dois ombros paralelos ao nível da água, com os movimentos de pernas e braços sincronizados e simultâneos, sem movimentos alternados. Se o nadador perder a sincronização, considera-se que está a nadar em estilo livre e é imediatamente desqualificado.

Atualmente, nos Jogos Olímpicos existem provas de 100 e 200 metros masculinas e femininas do estilo bruços. Este estilo também integra as provas de 200 e 400 metros estilos – um atleta nada os quatro estilos – e as estafetas de 4 x 100 metros estilos – cada atleta faz um troço da estafeta num determinado estilo. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, irá disputar-se também uma estafeta mista de estilos.

Este conteúdo é cedido ao Ensina RTP pelo Comité Olímpico de Portugal.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Natação: bruços
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Comité Olímpico de Portugal
  • Ano: 2018
  • Imagem Wikiemedia commons:: Michael Phelps nos 400 m estilos, fotografia de Karen Blaha - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Phelps_400m_IM_Missouri_GP_2008.jpg