Natação: a técnica de mariposa
Mariposa é um dos quatro estilos ou técnicas de nado que integram a natação. Esta modalidade faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição realizada em Atenas, em 1896, mas as provas de mariposa masculinas e femininas só começaram a ser disputadas nos Jogos Olímpicos a partir de 1956.
No estilo mariposa existe total sincronização entre os dois braços a funcionar como propulsores, primeiro completamente estendidos quando o corpo desliza e depois submersos e abertos sobre as costas até afundar de novo. As pernas batem na água com a planta do pé virada para cima e a respiração é feita quando os braços iniciam a recuperação. Na viragem nos limites da piscina o nadador deve tocar com as duas mãos em simultâneo sob pena de desqualificação.
Atualmente, nos Jogos Olímpicos existem provas de 100 e 200 metros masculinas e femininas do estilo mariposa. Este estilo também integra as provas de 200 e 400 metros estilos – um atleta nada os quatro estilos – e as estafetas de 4 x 100 metros estilos – cada atleta faz um troço da estafeta num determinado estilo. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, irá disputar-se também uma estafeta mista de estilos.
Este conteúdo é cedido ao Ensina RTP pelo Comité Olímpico de Portugal.
Ficha Técnica
- Título: Natação: mariposa
- Tipologia: Programa
- Autoria: Comité Olímpico de Portugal
- Ano: 2018