Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Nomade
Ensino:

"Nómada" é uma palavra da moda por excelência: festival nómada, arte nómada... Ouvimo-la em todo o lado. Evoca leveza, tolerância e abertura de espírito.

Mas há um sector onde a palavra está muito presente, e que é o das novas tecnologias. A informática nómada está sempre em desenvolvimento. E com as ligações a tornarem-se mais fáceis todos os dias, podemos aceder aos dados em praticamente qualquer lugar, desde que se esteja bem equipado. Todas as pessoas que conhecemos estão ao nosso alcance, toda a informação está disponível e pode ser partilhada. Este nomadismo muda a forma como pensamos sobre o nosso local de trabalho. Se um equipamento lhe permitir ligar-se a todos os documentos de que necessita, significa que está em casa em qualquer sítio: isto é nomadismo. E esta mobilidade tem uma imagem muito positiva e sedutora: viaja-se leve, está-se disponível, podemos construir uma casa num piscar de olhos. Portanto, sejamos honestos, não é um lugar onde se possa realmente viver e dormir. É um lugar de onde se pode comunicar, e esta liberdade vagabunda justifica o termo “nómada”, uma palavra antiga que originalmente se referia a pastores itinerantes, pastores que iam com os seus rebanhos de pasto para pasto onde a erva era mais verde. Mas o significado evoluiu para se referir geralmente a um grupo que não tem residência fixa, isto é, como dizemos, “sedentário”, como aqueles que ainda são por vezes chamados “povo itinerante”, uma expressão que, como “nómada”, é bastante positiva.

Avatar
Veja Também

Avatar

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Nomade
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017