Os antecedentes do 25 de Novembro de 1975
A tentativa de golpe de 25 de Novembro de 1975 surge como o culminar de um verão tenso em que revolucionários e moderados se degladiaram não só na rua como também nos órgãos de soberania.
Nas semanas anteriores ao 25 de Novembro assistiram-se, na rua, a confrontos entre fações políticas. Nos campos ocuparam-se herdades, algumas empresas de setores considerados estratégicos foram nacionalizadas e o mesmo aconteceu com a banca. Entre os militares assistiam-se a votações públicas para definir que ordens acatar, enquanto nos juramentos de bandeira os soldados prometiam fidelidade ao povo.
Em novembro o país assistira ao cerco do parlamento e a uma gigantesca manifestação de apoio ao PS na Alameda. A tensão entre moderados e revolucionários acentuava-se e na noite de 24 para 25 Novembro os paraquedistas saíram da base em Tancos e ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e noutros pontos do país.
A intervenção dos moderados vai fazer gorar este golpe de estado, mas até aos dias de hoje subsistem dúvidas sobre que forças políticas estiveram envolvidas e quem deu ordem para a saída dos paraquedistas.
Ficha Técnica
- Título: Retrospectiva 25 de Novembro de 1975
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Vitor Serra
- Produção: RTP
- Ano: 1990