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O Céu e o Inferno em Cada Um de Nós

Que vontade é esta de aniquilar o próximo, que parece não ter evoluído desde a origem do homem moderno, há mais de 100 mil anos, apesar dos valores médios do coeficiente de inteligência aumentarem de forma consistente a cada década? Inventámos tudo: da roda à nave espacial, das vacinas à criação de vida artificial. Mas parece que nunca é suficiente. Será a potenciação evolutiva ou uma necessidade de dominação? Onde queremos chegar e como? Porque tem o ser humano uma sede insaciável?

Dominamos a terra e todas as suas espécies. Somos claramente os maiores predadores de sempre. Mas parece que nada é bastante para deixar satisfeito o ser humano. É uma busca incessante de prazer? É uma corrida para a perfeição? É capacidade de sonhar? É uma necessidade de dominação? No século da tecnologia recolocam-se velhas questões sobre a condição do homem no mundo. Vários filósofos o fizeram no passado dividindo-se entre o ser que nascendo naturalmente bom é degenerado pela sociedade e o homem que é já instrinsecamente mau enquanto espécie.

Hoje parece ganhar terreno uma corrente que compreende o ser humano – e de resto tudo o que existe – como algo dual: o bem e o mal estão dentro de cada um de nós. Lado a lado no mesmo mundo, compartilhando as mesmas sociedades. O resultado será o peso que se der a cada uma dessas partes que nos constroem. Mas há também uma visão de que claramente o ser humano criou uma necessidade predadora. Ao evoluir sobre as outras espécies e conhecer o poder da dominação, deu forma ao monstro que procura cada vez mais alimento.

Daí que a corrida pela novidade seja cada vez mais veloz, ainda assim não criando seres humanos mais felizes. Pelo mundo, mentes que olham com atenção para este momento da história da humanidade alertam para a necessidade de uma educação que englobe conceitos de mais moral e consciência. O objetivo é que cada um saiba dar de si o melhor das qualidades que o distingue das outras espécies e das máquinas – uma espécie de ser pós-humano, que convivendo com a ciência a técnica alçançadas, se dê espaço ao raciocínio crítico e à liberdade criativa.

  • Temas: Filosofia
  • Ensino: Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: 2077 - 10 Segundos Para o Futuro, Uma Sede Insaciável - ep. 4
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Produção: PANAVÍDEO P/RTP
  • Ano: 2017

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