O legado católico português no Japão

No Japão evangelizado pelos portugueses, os convertidos haveriam de ser perseguidos e o catolicismo proibido. Ainda assim, a religião resistiu durante séculos em comunidades que deixaram marcas na história e na cultura do país.

A chegada dos portugueses ao Japão, em 1543,  abriu não apenas novas rotas de comércio e de contacto, mas significou também um novo território para a evangelização. Coube ao jesuíta Francisco Xavier fundar a primeira missão católica, num país sobretudo xintoísta e budista. A nova religião espalhou-se em poucas décadas, sobretudo na região de Nagasaki onde milhares de habitantes se converteram.

Este crescimento que suscitou a desconfiança das autoridades japonesas e, no início do século XVII, todo o cristianismo foi proibido e os cristãos passaram a ser perseguidos. Mas houve quem mantivesse a fé, em segredo, durante mais de dois séculos. Os chamados “cristãos escondidos” conservaram rituais e orações, por vezes adaptando imagens e alterando a terminologia para não serem descobertos. No século XXI, o catolicismo mantém-se vivo num Japão que professa a liberdade religiosa.

O Língua, contador de histórias Veja Também O Língua, contador de histórias

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 10 mil kms, De Regresso ao Japão - episódio 10
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2025