Pesquisar

O médico dos tubarões

É um dos pioneiros da medicina marinha em Portugal. O veterinário Nuno Marques Pereira trata e ajuda e prevenir doenças que possam afetar o bem-estar das criaturas que habitam e se reproduzem no Oceanário de Lisboa. Com 20 mil metros quadrados, o Oceanário enche-se com 7.500 mil litros de água divididos por mais de 30 aquários. Ali vivem oito mil organismos, entre animais e plantas pertencentes a 500 espécies.

Nuno Marques Pereira é dos poucos em Portugal com a função de tratar diariamente animais sub-aquáticos e ajudar a prevenir doenças que possam contrair nos vários espaços do Oceanário. Desde tirar sangue a uma raia, fazer um raio-x a um sapo ou uma ecografia a um cavalo marinho, é preciso muita técnica e um olhar clínico especialmente apurado, já que os animais marinhos não expressam as doenças de forma tão evidente como os terrestres.

Uma área fundamental da vida do Ocenário de Lisboa é a participação em programas de reprodução de espécies marinhas. A instituição é responsável pelo programa de reprodução da Taeniura lymma (raia de pintas azuis) e coordena o programa europeu de monitorização da população de Sphyrna lewini (tubarão-martelo), o que leva o veterinário, entre as suas inúmeras funções neste espaço único e bastante diferenciado, à própria função de médico parteiro.

A conservação dos mares é uma responsabilidade assumida pelo Oceanário de Lisboa. Sendo os ecossistemas marinhos um maiores ativos que Portugal pode ter, importa assegurar o seu futuro. O conhecimento científico é uma das formas que um dos mais conceituados aquários oceânicos do mundo encontrou para essa contribuição e um dos seus protagonistas é o veterinário principal que desde a fundação, em 1998, trata das criaturas marinhas.

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - O médico dos tubarões, temporada 2 - episódio 31
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Luís Filipe Fonseca / Marques de Almeida / Paulo Nunes / João Santos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui