Taekwondo: uma modalidade olímpica
Nasceu na Coreia como arte marcial com raízes profundas no folclore tradicional do país. Tem semelhanças a outras modalidades de combate da Ásia, mas manteve o carácter distintivo que o torna inconfundível com qualquer outra arte marcial ou desporto de combate: a utilização privilegiada das pernas e pés como instrumentos de contacto com o adversário.
O Taekwondo encontra-se no conjunto de desportos de combate como o Judo, o Karate, Muaythai, boxe, etc e tem duas vertentes competitivas: as formas (ou “poomsae”, em coreano), coreografias que simulam um combate sem adversário e, na vertente olímpica, o jogo do combate.
Este último, designado “kiorugy” em coreano, é jogado entre dois adversários do mesmo sexo e com a mesma categoria de peso. Desenrola-se numa superfície acolchoada, um “tapete” que pode ter dois modelos:
- Um quadrado e com uma área de competição de oito metros quadrados, ou
- Um octógono com oito segmentos de cerca de 3 metros de comprimento cada, num total de dez metros quadrados de área.
O jogo, ou combate, tem uma duração de três assaltos de dois minutos cada, intervalados por um minuto de descanso. e os competidores são agrupados por categorias de pesos que nos Jogos Olímpicos são as seguintes:
Masculinos
- Mosca – menos de 58 kg
- Leve – de 58 kg a 68 kg
- Médio – de 68 kg a 80 kg
- Pesado – acima de 80 kg
Femininos
- Mosca – menos de 49 kg
- Leve – de 49 kg a 57 kg
- Médio – de 57 kg a 67 kg
- Pesado – acima de 67 kg
Os atletas usam proteções, capacetes e coletes coloridos, que protegem o corpo dos golpes e que medem a sua potência, atribuindo pontos se o contacto ultrapassar determinada força. Os ataques podem ser com o punho – e obrigatoriamente dirigidos ao tronco -, ou com os pés. Neste caso podem ser dirigidos tanto ao tronco como ao capacete.
O sistema de pontuação depende da potência medida e funciona da seguinte forma:
1 ponto para um ataque de punho ao colete do tronco;
2 pontos para um ataque com o pé ao colete do tronco;
4 pontos para um ataque com o pé ao colete, efectuado com rotação do corpo;
3 pontos para um ataque com o pé ao capacete;
5 pontos para um ataque com o pé ao capacete, efectuado com rotação do corpo;
1 ponto por cada dedução de ponto atribuído ao adversário.
O combate também pode ser ganho pela incapacidade de o atleta adversário continuar o combate em consequência de um ataque válido (KO, ou KO técnico).
Este conteúdo é cedido ao Ensina RTP pelo Comité Olímpico de Portugal.
Ficha Técnica
- Título: O que é o Taekwondo
- Tipologia: Programa
- Autoria: Comité Olímpico de Portugal
- Ano: 2018
- Jogos Olímpicos 2016, Taekwondo - Isaev vs Issoufou : Fotografia da Wikimedia Commons, autor, Ilgar Jafarov, https://www.wikidata.org/wiki/Q16377388