O que são os pontos cardeais?
Os pontos cardeais são pontos que existem para nos orientarmos. Agora, vem outra questão: quantos são? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".
São quatro e tenho a certeza que já ouviste falar de todos: norte, geralmente representado pela letra “N”, sul, representado pelo “S”, este, representado pelo “E” e oeste, representado pelo “O”. É impossível saber ao certo quem foi a primeira pessoa a descobrir e a batizar estes pontos.
Os pontos cardeais servem para nos deslocarmos na superfície terrestre, para sabermos onde estão locais, objetos ou pessoas e são representados na rosa-dos-ventos, que já deves ter visto nas bússolas, um instrumento que aponta sempre para norte graças ao campo magnético da terra.
Mas como é que sabemos a posição de cada um dos pontos cardeais? Há várias maneiras, a mais simples talvez seja através do sol que nasce sempre a este e se põe a oeste. Se for meio-dia, o sol está a indicar aproximadamente o sul.
Outra maneira é observares as estrelas, a Estrela Polar está sempre virada a norte! Entre cada um dos pontos cardeais há noventa graus de distância. Por isso, para que a orientação possa ser mais precisa, entre eles foram criados mais pontos, chamados colaterais e subcolaterais. Desta forma, torna-se mais fácil e mais exato apontar o local para onde se quer ir.
Com o aparecimento das estradas e cidades, surgiram também os mapas e a necessidade de nos orientarmos através dos pontos cardeais foi-se reduzindo, sendo usados apenas para quem navegava no mar e no ar.
Os modernos GPS tornaram os pontos cardeais desnecessários, levam-nos a qualquer sítio sem a necessidade de sabermos se ficam para norte ou sul. Mas muito cuidado, a bateria pode acabar e é sempre bom saberes orientar-te!
Temas
Ficha Técnica
- Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 48
- Tipologia: Programa Infantil
- Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
- Produção: Sardinha em Lata
- Ano: 2022