Obélix ajudou a descobrir o menir do Patalou em Nisa

Foi ao ler as histórias de Astérix e Obélix que João Lopes percebeu que a curiosa pedra, pela qual passara dezenas de vezes, podia ser um menir. Confirmou a suspeita e a pedra foi estudada e reerguida perto do local onde foi encontrada.

O menir com cerca de quatro metros de comprimento e sete toneladas de peso encontrava-se perto de Nisa e terá sido talhado no quinto milénio antes de Cristo. O monumento encontrava-se caído e a área que esteve em contacto com a terra apresentava gravações com formas onduladas, levando os arqueólogos a acreditar que essas marcas eram ainda mais antigas. Por seu lado, a face que esteve exposta apresenta um conjunto de covinhas escavadas, resultado de ações posteriores.

O Menir do Patalou, como é conhecido, foi estudado e reabilitado por uma equipa de arqueólogos da Universidade de Évora que acredita que este monumento foi talhado, transportado e erigido pelas primeiras comunidades neolíticas da península, no contexto de cultos à fertilidade. Em 2015 voltou a ser erguido a alguns metros do local onde foi encontrado.

Nesta reportagem pode acompanhar declarações de Jorge Oliveira, Arqueólogo; João Francisco Lopes, habitante de Nisa que descobriu o menir e Francisco Sena Cardoso, Vereador da Câmara Municipal de Nisa.

Os Manuscritos do Mar Morto ao alcance de um clique
Veja Também

Os Manuscritos do Mar Morto ao alcance de um clique

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Arqueologia da pré-história em Nisa
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Daniela Alves
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015