Onde se reciclam as embalagens?
Onde e de que forma se reciclam as embalagens que separamos em casa? Há fábricas onde toda uma linha de funcionamento transforma fardos de plástico em nova matéria-prima.
É um percurso com várias etapas, o das embalagens de plástico, desde que saem de nossa casa, do comércio ou da construção até se transformarem outra vez em matéria-prima para o fabrico de novas embalagens ou produtos. Chegam primeiro a ecopontos, de onde são levadas para os centros de triagem, para depois seguirem para as fábricas de reciclagem.
É nas empresas recicladoras que podemos acompanhar todo o processo de transformação, quer do plástico em filme (flexível), quer do de alta densidade. Da receção do desperdício, em fardos ou big bags, passa-se à seleção. Depois o material é triturado, lavado e moldado numa espécie de granulado, sendo nesta forma entregue aos clientes que lhe vão dar novo uso – novas embalagens ou produtos.
A conceção das embalagens e os materiais de que são feitas revelam-se cada vez mais importantes, pois são fulcrais para o processo de reciclagem. A transformação exige simplicidade – quanto menos componentes tiverem, mais facilmente ganham nova vida.
Conteúdo fornecido pela Sociedade Ponto Verde no âmbito de uma parceria com o Ensina.