O onze ideal da cultura portuguesa entra em campo
Não teríamos melhor que Raphael Bluteau, para ocupar a posição de guarda-redes, e Gil Vicente como ponta-de-lança. Conheça o onze ideal das letras portuguesas para entrar em qualquer relvado.
Esta Seleção Nacional dos onze da cultura foi desenhada por Rui Tavares para o programa Câmara Clara, de Paula Moura Pinheiro, e, apesar de já ter passado algum tempo, continua muito atual. Para muitos destes selecionados o tempo apenas confirmou as qualidades.
Já agora Raphael Bluteau, nascido no século XVII, é responsável pela compilação do primeiro dicionário de língua portuguesa, enquanto Gil Vicente é sobejamente conhecido. Mas se quer saber porque joga a ponta-lança, ou porque o trinco é Alexandre Herculano, o melhor mesmo é ver o vídeo e perceber as escolhas deste treinador de gente das letras.
Veja ainda onde ele coloca em campo os escritores Luís de Camões, Bocage ou Camilo Castelo Branco. Já agora fica a saber que o heterónimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, e Fernão Mendes Pinto também calçariam as chuteiras nesta equipa.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Câmara Clara - onze das letras ideal
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Rui Tavares
- Produção: RTP
- Ano: 2006