Porque é que a hora muda?

Para poupar energia. Isso mesmo, ouviste bem, a hora muda para que possamos poupar energia! E quem teve esta luminosa ideia? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".

A ideia foi de um senhor chamado Benjamin Franklin que, além de ser um dos fundadores dos Estados Unidos da América, era um estudioso de muitas ciências. Ficou conhecido pelas suas experiências com a eletricidade. A ideia de Franklin era simples: aproveitar as horas de sol e poupar as velas, que eram a principal fonte de iluminação na época.

Esta ideia voltou a surgir com William Willett, um inglês que defendia que as primeiras horas de sol deveriam ser aproveitadas e propôs a mudança da hora, mas acabou por morrer sem conseguir convencer as pessoas a levantarem-se mais cedo.

Esta ideia acabou por ficar esquecida e reapareceu em 1915, na Primeira Guerra Mundial, com a necessidade de poupar o combustível que era usado para a iluminação. A Alemanha e a Áustria foram os primeiros a alterar as horas, mas outros países, incluindo Portugal, seguiram o exemplo. O mesmo aconteceu na Segunda Guerra. A “moda” pegou e grande parte dos países mundiais adotou esta medida.

Só em 1974 é que todos os países concordaram e adotaram a mesma forma de mudar a hora: no último domingo de março o relógio avança uma hora e levantamo-nos, especialmente quem estuda e trabalha, quando já está sol e regressamos a casa ainda de dia. É chamado “horário de verão”. No último domingo de outubro, quando os dias começam a ficar mais curtos, o relógio recua uma hora.

Mas as coisas mudam e os estudos mais recentes mostram que a mudança da hora pode não ser uma medida de poupar energia tão eficaz como era. Enquanto se discute o efeito da mudança da hora, aproveitem, porque uma vez por ano têm um dia que dura 25 horas!

Porque é que o dia está dividido em 24 horas?
Veja Também

Porque é que o dia está dividido em 24 horas?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 40
  • Tipologia: Programa Infantil
  • Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
  • Produção: Sardinha em Lata
  • Ano: 2022