Porque é que às vezes fico enjoado quando ando de carro?
Já todos passámos por isto. Quer estejamos sem fazer nada, a ler, ou a jogar num tablet ou telemóvel, de vez em quando ficamos muito enjoados a andar de carro. A isto chamamos cinetose.
O nosso cérebro, ao perceber que o corpo está parado e ao mesmo tempo a deslocar-se com o carro, pensa que está a ser envenenado.Como? Eu explico: isto acontece porque os nossos olhos e o nosso ouvido interno estão a enviar sinais diferentes ao cérebro.
O ouvido interno ajuda-nos a equilibrar. São pequeninos pelos no interior do ouvido que detectam o movimento de um líquido que está lá dentro e que nos ajuda a equilibrar. Se nos inclinarmos o líquido mexe-se e envia sinais para o cérebro, que tenta perceber o que se está a passar de estonteante.
O que acontece é que os teus olhos vêem que tudo está aparentemente parado dentro do carro, mas os teus ouvidos sentem que o carro está em movimento. Para o cérebro, este mal-entendido significa que provavelmente ingeriste alguma neurotoxina, ou seja que te deixaste envenenar. E como é que o cérebro defende o organismo? Provocando os enjoos e, no limite, o vómito.
“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a rádio zigzag.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
- Tipologia: Infantil
- Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
- Ano: 2016