Provedores, uma ponte entre consumidores e profissionais
O provedor do leitor, ouvinte ou telespectador é o mediador entre os consumidores e os orgãos de comunicação. Trata-se de uma forma de autorregulação que tem por objetivo acolher reclamações, sugestões e dúvidas dos utilizadores, examiná-las, debatê-las com os profissionais e formular criticas ou recomendações.
Nem todos os Órgãos de Comunicação Social (OCS) têm provedores, mas é reconhecida a sua importância para fazer a ligação entre os que consomem e os que produzem conteúdos.
Trata-se de uma função que pode ser ingrata tanto pela necessidade de analisar queixas e críticas de consumidores de informação e programas publicados ou emitidos, como também porque o contacto com os profissionais que produzem aqueles produtos pode ser desgastante.
Ficha Técnica
- Título: Nativos Digitais - Provedor de Órgão de Comunicação Social
- Tipologia: Programa
- Produção: RTP/ Farol de Ideias
- Ano: 2012