Publicidade em Portugal: a chegada da televisão

A televisão consolidou a publicidade como uma poderosa força cultural e permitiu a sua constante reinvenção. Foi graças ao pequeno ecrã que todo o país memorizou frases como "O que é nacional é bom" ou campanhas como as das "Fantasias de Natal".

Com o surgimento da televisão nos anos 50 e até ao final do século XX, a publicidade conheceu uma profunda revolução em Portugal e transformou-se num fenómeno central da cultura popular. Através de jingles, slogans e personagens inesquecíveis, a TV criou uma memória coletiva partilhada, num tempo em que poucos canais concentravam a atenção de todos e faziam dos anúncios verdadeiros acontecimentos.

Revolução dos Cravos alterou a indústria da publicidade
Veja Também

Revolução dos Cravos alterou a indústria da publicidade

O spot televisivo — ao combinar som, imagem e narrativa — agarra os sentidos e torna-se o formato dominante, impulsiona novas linguagens e inaugura um período áureo para agências e criativos. A televisão passa a ser o meio de maior investimento publicitário e os anúncios tornam-se um espaço privilegiado para a divulgação de produtos e marcas, mas também para influenciar os hábitos de consumo.

A cassete com fita magnética
Veja Também

A cassete com fita magnética

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Intervalo para Publicidade, episódio 3: A Chegada da Televisão
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: IOOA Filmmaking p/RTP
  • Ano: 2025