Pesquisar

Quando os duelos lavavam a honra

Um mestre de armas presidia ao acontecimento. Presentes estavam também testemunhas, padrinhos e um médico, era até normal a presença de público. Este era o ambiente dos duelos que tiveram lugar em Portugal nos princípios do século XX.

Divergências políticas, casos de amor mal resolvidos, agravos vários que manchavam a honra dos envolvidos eram resolvidos no princípio do século passado com duelos, um confronto que à espada ou à pistola servia para resolver problemas.

Normalmente os confrontos terminavam, não com a morte, mas quando um dos contendores recebia um ferimento de alguma gravidade. Acabava o duelo e findava o agravo que justificara o desafio. Os envolvidos, por seu lado, ganhavam prestígio como homens de honra.

Conheça neste episódio de Memória Fotográfica fotografias de duelos que ficaram famosos envolvendo políticos e militares, como Afonso Costa, político republicano e figura central da I República, ou Óscar Monteiro Torres, o primeiro piloto militar português a ser morto em combate durante a I Guerra Mundial.

O programa Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento da imagem, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Duelos
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui