Quem foram os primeiros habitantes da Península Ibérica?
Os primeiros povos que habitaram a Península Ibérica terão chegado numa altura pré-histórica, ou seja, em que ainda não existia a escrita. E depois? Como podes imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".
Há diferentes teorias sobre de onde terão vindo e porquê. Talvez em busca de alimentos e de um clima mais ameno. Uma coisa é certa, não faziam ideia que lugar era este.
Esse povo foi batizado de “iberos”, o que acabou por originar o nome da Península. Mas, se pensas que os iberos foram os únicos habitantes, estás muito enganado. A estes juntaram-se os celtas, um povo da Europa Central que trouxe novas formas de trabalhar o ouro e o ferro. Juntos formaram os celtiberos, que se dividiram em várias tribos – mais conhecida era os Lusitanos. Mas calma, que ainda há mais!
Depois dos celtas chegaram os fenícios, os gregos, os cartagineses, que criaram rotas marítimas para trocar produtos. Os fenícios inventaram o alfabeto, os gregos foram os primeiros a usar a moeda e os cartagineses aprenderam a conservar os alimentos através do sal. Estás a seguir tudo?
Depois disto vieram as guerras (que duraram séculos). Primeiro foram os romanos que invadiram a Península, depois vieram os visigodos, que os expulsaram e, no ano de 711, os muçulmanos, que conquistaram quase toda a Península e ficaram 500 anos a controlar o território!
Foram finalmente afastados pelos cristãos e assim nasceram os novos reinos: Leão, Castela, Navarra e Aragão que, mais tarde,, deram origem a dois países: Portugal e Espanha, que agora formam a Península Ibérica como a conheces.
Ficha Técnica
- Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 11
- Tipologia: Programa Infantil
- Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
- Produção: Sardinha em Lata
- Ano: 2022