Pesquisar

Quem teve a ideia de celebrar o Dia da Mãe?

Quem magicou a ideia tinha a melhor mãe do mundo, como tu. Era tão especial que a filha, Annie Jarvis, iniciou uma campanha em 1907 para criar o dia nacional das mães, nos Estados Unidos. Anos mais tarde, o aniversário da matriarca, poeta e ativista que morrera na Guerra Civil, foi reconhecido como data oficial para esta celebração. Uma ideia tão boa que outros países depressa trataram de copiar. Mas para contar a história desta tradição temos de ir mais atrás, até à Inglaterra do século XVII, a uma festa em que as crianças ofereciam flores às mães, ou recuar mais ainda, até à Antiguidade, onde existia o culto de homenagear as mães dos grandes deuses gregos e romanos e dos faraós do Egito. Por cá, mimamos as nossas mães no primeiro domingo de maio. Será que foi sempre assim?

Radar XS é um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos que pretende informar, incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.

Ficha Técnica

  • Título: Radar XS
  • Tipo: Extrato de Programa de Informação Infantojuvenil
  • Produção: RTP
  • Ano: 2021

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui