Pesquisar

Radão, o gás silêncioso do granito

Inodoro, incolor e insípido. O radão é um gás radioativo que se encontra no solo e também em materiais de construção que tenham por base o granito. Por isso, em Portugal, é mais comum encontra-lo nas zonas norte e nas beiras. É responsável por cancro do pulmão e leucemia infantil. Só é detetável com um dispositivo medidor específico.

O radão (Rn) é um gás radioativo formado pelo decaimento do urânio, que é um elemento instável, o que provoca a libertação de energia. Encontra-se sobretudo nos materiais de construção de origem granítica. Por isso, em Portugal, é sobretudo encontrado nos distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu e Castelo Branco. No estado gasoso não tem cor, nem cheiro, nem sabor.

É a maior fonte natural de exposição das populações à radiação ionizante e, se isso acontecer por períodos prolongados, pode tornar-se num problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) trata-se, em muitos países, do segundo responsável pelo cancro do pulmão (a seguir ao tabaco), tendo também uma incidência preponderante nos casos de leucemia infantil.

O radão pode estar, por exemplo, nas bancadas de cozinha ou nas pedras de lareira, entrar pelas tubagens ou diretamente do solo, através de fissuras. E nesse caso pouco mais há a fazer, além de tapar eventuais fendas nos materiais e permitir uma boa circulação do ar diariamente. Ou então… mudar de casa. E como vem das rochas mistura-se com a água, que é também um veículo de exposição à radioatividade.

A única forma de conhecer os níveis deste gás é com um dispositivo específico. Fazer um teste ao radão é simples: basta colocar um detetor na divisão mais utilizada durante três meses. Trata-se de um pequeno dispositivo que funciona sem energia e que vai permitir um relatório para verificar se há concentrações prejudiciais para a saúde.

Ficha Técnica

  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Luís Henrique Pereira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui