Refugiados em Portugal, uma rota de segurança e de liberdade

Há quem fuja da guerra, outros são perseguidos por motivos religiosos ou apenas porque defendem os direitos de minorias. Portugal é país de acolhimento para milhares de refugiados. Aqui, testemunhos em nome próprio, que nos revelam quem são e o que procuram os que fogem do seu país.

Chegam, sobretudo, do Médio Oriente e de África. Portugal recebe-os ao abrigo de diferentes protocolos internacionais de ajuda. Quem são? O que procuram os que se refugiam em Portugal? Muitos têm estudos superiores. É o caso de Lana, que fugiu do Iraque ameaçada por defender os direitos das mulheres. Ahmed deixou a Síria natal onde o futuro deste professor primário seria ser soldado num país tomado por uma guerra civil. Amir deixou o Irão e, depois, outros países islâmicos onde a sua opção religiosa o tornava um alvo.

São explorados na fuga, arriscam rotas perigosas, em condições, muitas vezes, desumanas. Passam, com frequência, por outros países onde são maltratados e de onde têm novamente de se pôr em fuga. Portugal não costuma ser a primeira escolha, mas é uma opção segura e essa é a caraterística que todos procuram. Segurança da guerra, das perseguições, da falta de direitos, como se regista também nos testemunhos de Naji e de Nemat que, com as famílias, fugiram, respetivamente, das guerras no Sudão e no Afeganistão.

O número de refugiados tem aumentado a cada ano que passa. Muitas vezes são confundidos com migrantes. Na verdade, o que define um refugiado é ser acolhido por um país que não o seu devido a situações limite que colocam em risco a sua vida. Não é uma movimentação opcional, como a dos migrantes. Conflitos armados, perseguição política, religiosa, de etnia, sexual ou atentatória de outros direitos fundamentais, mas também eventos climáticos fatais e graves crises sociais e económicas justificam a atribuição do estatuto de refugiado.

Refugiados do Século XXI
Veja Também

Refugiados do Século XXI

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Laji, Histórias de Refugiados em Portugal
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Produção: RTP
  • Ano: 2022