Pesquisar

Retratos da Exposição do Mundo Português

A Exposição do Mundo Português foi um momento alto do regime do Estado Novo. No período da II Guerra Mundial. tentou reunir na zona ocidental de Lisboa o melhor que o país e o Império tinham para mostrar mas, para o conseguir, foi necessário realizar obras que duraram quase um ano e realojar várias famílias.

O arquiteto Cottinneli Telmo liderou os trabalhos e o projecto que modificou a zona ribeirinha na cidade, na zona de Belém. Para instalar a exposição foi necessário demolir um bairro habitacional e um palacete.

Entre os testemunhos edificados que ficaram dessa exposição de 1940 sobressai o Padrão dos Descobrimentos. O monumento original foi erguido sobre uma estrutura ligeira de ferro, cimento e gesso. O projecto também foi de Conttinelli Telmo e a estatuária da autoria de Leopoldo de Almeida. O monumento, tal com hoje o conhecemos, em pedra, só foi erguido em 1960, numa altura em que o país homenageou o Infante D. Henrique.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Exposição do Mundo Português
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui