Pesquisar

Ser voluntário é dar e receber

O voluntariado tem várias facetas e formas, como o apoio a crianças com cancro no IPO do Porto ou a dinamização de atividades extra-escolares a jovens de Cabo Verde.

Todos os anos cerca de 400 crianças são diagnosticadas com algum tipo de cancro em Portugal. Os processos de recuperação são muitas vezes prolongados e dolorosos tanto para os menores como para os pais.

No IPO do Porto encontram-se internadas muitas crianças doentes com a família e para os apoiar, para além dos responsáveis pela instituição, podem também contar com voluntários da “Associação Acreditar” (Associação de Pais e amigos das Crianças com Cancro), que entretêm os mais pequenos e ajudam os pais nos momentos mais complicados.

O voluntariado pode ter diversas formas e também não olha a idades. Cinco jovens criaram o Atelier dos Pikis, uma iniciativa com o objetivo de recuperar uma sala em Pedra Badejo, uma localidade na ilha de Santiago, em Cabo Verde. No espaço instalaram materiais para possibilitar às crianças convívio, brincadeiras e a quebra da rotina pós-escolar.

Ficha Técnica

  • Título: Dia Internacional do Voluntariado
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Cláudia Viana
  • Produção: RTP
  • Ano: 2016

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui