Sida em Portugal – A Cura
Quatro décadas depois do surgimento da SIDA, está tão longe a vacina, como a cura, como o fim do estigma sobre a doença. Os tratamentos permitem hoje a um doente ter uma esperança de vida quase como a de qualquer outra pessoa, mas as dúvidas e o medo do julgamento alheio subsistem.
Em 2023 assinalaram-se 40 anos sobre a publicação do primeiro caso de SIDA, nos EUA e o mundo continua à espera de uma cura para o VIH. Mesmo o caminho feito para a descoberta de uma vacina foi, até hoje, desencorajador. Mas é hoje possível, graças à evolução dos medicamentos, ter uma vida completamente diferente da que os pacientes tinham no início da epidemia, equivalente a uma sentença de morte. Mas os problemas relacionados com o vírus não são apenas de saúde. Há questões de ordem económica, social e política que ainda subsistem. Em que patamar está Portugal, numa altura em que o número de migrantes e de novas drogas faz faz soar novamente os alertas? É o que ficamos a saber no 5º. episódio desta série.
SIDA 4.0 é uma série que assinala os 40 anos do aparecimento do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que causa a SIDA. Com consultoria científica de Francisco Antunes, professor jubilado do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, junta muitos dos protagonistas que viveram e vivem a realidade da doença.