Sida em Portugal – O Aparecimento do Vírus

Quando a SIDA apareceu, Portugal experimentava tempos de grande liberdade, na sequência do 25 de abril de 1974 e o país aproveitava, ao máximo, a alegria desses momentos. Com a doença, surgiu o medo e o estigma e a descriminação.

O medo de uma doença desconhecida e a ligação da infeção aos homossexuais criou situações de medo e de morte que são relatadas neste primeiro episódio do documentário sobre os 40 anos de SIDA em Portugal, com relatos na primeira pessoa. Carlos Pereira/Guida Scarlatty, Maria de Belém Roseira, Fernando Maltez, Margarida Martins, entre outros, contam como se viveram em Portugal os primeiros anos de uma doença, então, fatal. O caso da morte do músico António Variações figura, em Portugal, como a de outro artista, Freddy Mercury, no mundo – das primeiras vítimas de complicações provocadas pelo vírus.

Para acabar de vez com o vírus da sida
Veja Também

Para acabar de vez com o vírus da sida

SIDA 4.0 é uma série que assinala os 40 anos do aparecimento do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que causa a SIDA. Com consultoria científica de Francisco Antunes, professor jubilado do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, junta muitos dos protagonistas que viveram e vivem a realidade da doença.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: SIDA 4.0, episódio 1
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Marina Caldas
  • Produção: FDC Consulting / Plata o Plomo / RTP
  • Ano: 2023