Sida em Portugal – O VIH-2 e a Cooperação com os PALOP
Relembramos, neste episódio, o trabalho notável da cientista portuguesa Odete Ferreira, responsável pela descoberta do VIH-2, subtipo do vírus, particularmente prevalecente em África. Foi o trabalho de apoio de Portugal aos PALOP, no acompanhamento dos primeiros doentes com SIDA, que possibilitou esta investigação.
Enquanto o mundo tinha os olhos postos na evolução do VIH/SIDA e se lamentava que o AZT não tivesse sido o medicamento que se esperava, em África as pessoas morriam de problemas que pareciam estar relacionados com a doença, apesar de todas as análises não o indicarem. Parecia outra doença. A Guiné-Bissau foi o país que esteve na origem da descoberta do VIH-2 e o cenário criado para levar o sangue de um doente guineense, do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, para o Instituto Pasteur, em Paris, é digna de um filme. Os protagonistas foram a investigadora Maria Odete Ferreira e os médicos José Luis Champalimaud e Kamal Mansinho.
SIDA 4.0 é uma série que assinala os 40 anos do aparecimento do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que causa a SIDA. Com consultoria científica de Francisco Antunes, professor jubilado do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, junta muitos dos protagonistas que viveram e vivem a realidade da doença.