Sons de abril: a conferência da OUA vista pelo Estado Novo

A reunião dos líderes africanos de abril de 1973, em Oslo, é menosprezada no relato dos correspondentes portugueses, que obedecem às teses do regime, em vez de reportarem o que aconteceu e onde participaram os independentistas do MPLA e do PAIGC.

A linha estrutural do programa ‘Sons de Abril’ é usar os sons como suporte da memória, numa viagem temporal à História recente de Portugal. O som não nos dá uma imagem diferente da que temos desse passado mas certamente mais próxima, mais de quotidiano, mais coloquial e de maior detalhe.

Esta rubrica da Antena 1 leva-nos desde 1973 a Julho de 1976, num percurso que vai dos discursos-aula de Marcello Caetano às intervenções sincopadas dos presidentes militares; do Festival da Canção à canção de intervenção; dos pregões típicos para turista ouvir à algazarra dos vendedores ambulantes. A maior mobilidade das equipas de rádio, o maior à vontade das pessoas diante dos microfones e o grande envolvimento político das rádios no período pós-25 de Abril levam a que os sons nos levem até àquele momento, àquela pessoa, àquele facto.

Últimas execuções no caso das Bruxas de Salem
Veja Também

Últimas execuções no caso das Bruxas de Salem

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Sons de Abril
  • Tipologia: Rubrica de Rádio
  • Autoria: Helena Matos e Iolanda Ferreira
  • Produção: Antena 1
  • Ano: 2014