Tabagismo e doenças do coração
Fumar faz mal à saúde. A frase está em todo o lado. Seja em campanhas de fundo ou em campanhas de choque, os alertas para os perigos do vício sucedem-se. Sabemos já todos certamente que o tabaco provoca doença, incapacidade e morte prematura. Mas o hábito continua a crescer entre as mulheres e os jovens portugueses. Arriscam pelo prazer e ficam presos à nicotina. Um dos órgãos que mais sofre é o coração.
Quem fuma pode vir a ter problemas de coração. Seja fumador recente, de um cigarro por dia ou apenas ocasional. A verdade é que assim que o fumo entra no corpo, começa a deixar marcas. No caso das doenças cardiovasculares – 2 a 4 vezes mais frequentes nos fumadores – faz aumentar a tensão arterial e a frequência cardíaca, eleva o nível de adrenalina, os vasos sanguíneos diminuem , provoca o estreitamento das artérias e a agregação das plaquetas, ficando o sangue mais viscoso com tendência à formação de coágulos. Ou seja, estamos a falar de riscos vários: enfarte do miocárdio, ataque cardíaco, angina de peito e acidente vascular cerebral.
O cardiologista Fernando Pádua explica o que o tabaco faz ao coração. Pode dar prazer mas…não compensa o mal que faz, começa por dizer.
Ficha Técnica
- Título: Repórteres da Terra
- Tipologia: Extrato de Programa
- Produção: RTP