Tráfico Humano, jovens fora de jogo
O sonho era jogar futebol em Portugal. Rasteirados pelas redes de tráfico, nunca chegaram a entrar em campo. É essencial educar e sensibilizar para os sinais de perigo e evitar que os sonhos se tornem pesadelos.
O desporto, em particular o futebol, revela-se como um dos sectores mais vulneráveis à problemática das redes de tráfico humano. Jovens são captados em países em vias de desenvolvimento, atraídos com promessas de uma carreira brilhante. Vêm ao engano e acabam presos em redes de exploração, solicitados a trabalhar em condições desumanas.
A reportagem expõe a fragilidade desses jovens, com a história de dois deles contada na primeira pessoa. Ao chegarem a Portugal perderam a liberdade e a dignidade. O futebol, que devia ser sinal de união e inclusão, revela-se uma armadilha, onde a ilusão do sucesso esconde a realidade da exploração.
Diz a legislação europeia que o tráfico humano “consiste no recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou receção de pessoas através da força, fraude ou engano, com o objetivo de as explorar para obtenção de lucro.” Em Portugal, o tráfico de pessoas é um crime público. Todos podemos e devemos sinalizar às autoridades policiais uma situação suspeita.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Linha Da Frente - Enganados, Não derrotados / temporada 16 - episódio 21
- Tipologia: Excerto de Programa
- Autoria: Carolina Ferreira / Pedro Teodoro
- Produção: RTP
- Ano: 2024