Linha da Frente
Um like que te pode desmanchar o smile
Ensino:

Um like, uma resposta a uma mensagem de quem não conhecemos e a nossa vida pode dar uma volta de 180 graus. Gestos aparentemente inocentes que podem tornar os nossos amigos, nos nossos piores inimigos. Porque as redes chegam onde a vida real não chega: a todo o lado. E são cada vez mais montras de agressividade, perseguição e manipulação.

A grande reportagem, “Queimados na Rede”, do programa “Linha da frente” aborda a temática das redes sociais e a forma como estão a influenciar o comportamento das pessoas. Quem as usa e com que intuito? É frágil a linha que separa a opinião, a calúnia e a manipulação.

As redes sociais podem ser o nosso maior inimigo. Podem mesmo destruir-nos a vida. Criam-se perfis falsos, manipulam-se notícias e difama-se.

Mas o que se escreve nas páginas pessoais pode vir a ser considerado crime? E em que medida cada um de nós é responsável por abrir, sem muito cuidado, “a porta de sua casa”? Em média, nos últimos anos, a Polícia Judiciária recebeu mais de mil casos de crimes informáticos por ano que dizem respeito à prática de várias atividades ilegais nas redes.

Fica alerta ao catfishing
Veja Também

Fica alerta ao catfishing

Nesta reportagem os testemunhos de quem teve de recorrer às autoridades policiais ou simplesmente retirar-se das redes sociais para poder voltar a ter uma vida normal, como é o caso do humorista Nuno Markl ou da apresentadora de televisão Filomena Cautela.

Alguma vez sentiste FOMO?
Veja Também

Alguma vez sentiste FOMO?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Linha da Frente - Queimados na Rede
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Sandra Salvado / Pedro Mateus / Samuel Freire
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019